domingo, 2 de dezembro de 2012


    2. Blog nos anos iniciais do fundamental I – A reconstrução de sentido de um clássico infantil (Gislaine Cristina Correr Lorenzi e Tainá-Rekã Wanderley de Pádua)
    ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.



Multiletramentos na escola (ROJO; ALMEIDA, 2012) foi o livro proposto para a nossa leitura e discussão nas aulas da disciplina ¨Novos Letramentos e Educação Superior¨ ministrada pelo Prof. Luiz Fernando Gomes.

Nesta postagem, faço menção a alguns tópicos do capítulo 2, que ao meu ver merecem destaque e reflexão. Nas postagens anteriores (as duas últimas) destaquei os tópicos e as reflexões da apresentação do livro e do capítulo 1.

 
    2. Blog nos anos iniciais do fundamental I – A reconstrução de sentido de um clássico infantil (Gislaine Cristina Correr Lorenzi e Tainá-Rekã Wanderley de Pádua)
  • O contato com o mundo letrado acontece muito antes da alfabetização de uma criança, podemos mencionar a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções.
  • Letramento - ¨o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva as práticas sociais que usam a escrita¨ – definição de Magda Soares (2000, p.47).
  • Alfabetização – ¨a ação de ensinar/aprender a ler e escrever¨ – definição de Magda Soares.
  • O conceito de letramento comporta o conceito de alfabetização, e a alfabetização supõe ações específicas.
  • O conceito de letramento abre o horizonte para compreender os contextos sociais e sua relação com as práticas escolares, possibilitando investigar a relação entre práticas não escolares e o aprendizado da leitura escrita.
  • Necessário se faz trazer para o espaço escolar os usos sociais da escrita e considerar que a vivência e a participação em atos de letramento podem alterar as condições de alfabetização.
  • A leitura deve ser uma atividade prazerosa e não apenas de codificação.
  • A escola, geralmente, ainda se limita ao texto impresso e não prepara o aluno para a leitura de textos em diferentes mídias.
  • É importante que a escola proporcione e incorpore cada vez mais o uso das tecnologias digitais, e assim, permitir que os alunos e os educadores possam aprender a ler, escrever e expressar-se por meio delas.
  • Hipertextos – uma das características dos hipertextos são os links. Por intermédio dos links o texto passa a ser um ponto de ancoragem de diversas outras fontes que com ele interagem, que o completam na significação e compreensão.  
  • Hipertexto X texto impresso - o hipertexto difere do texto impresso por não ser somente a justaposição de imagens e textos, mas por ter um design que permite várias interconexões, possibilidades diversas de trajetórias e de múltiplas sequências – (LEMKE, 2002).
  • O hipertexto articula-se à multimodalidade, gerando novas interações em que palavras, imagens e sons estão linkados em uma complexa rede de significados, a chamada hipermodalidade ou hipermídia.
  • No espaço digital, a autoria se confronta/depara diariamente com a apropriação: leitor e autor nunca interagiram de maneira tão intensa, e os espaços de produção são cada vez mais interativos e colaborativos (um exemplo é a Web Wiki).
  • Segundo Chartier (2002, p. 25), ¨o texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera. Nesse processo, desparece a atribuição dos textos aos nomes de seu autor, já que estão constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica¨ (p.37).
  • A presença das tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades de expressão e comunicação.
  • Conforme Cope e Kalantzis (2006), todo texto é multimodal, não podendo existir em uma única modalidade, mas tendo sempre uma delas como predominante.
  • Os multiletramentos levam em conta a multimodalidade (linguística, visual, gestual, espacial e de áudio) e a multiplicidade de significações e contextos/culturas.
  • A ¨hipermodalidade¨ amplia o sentido de multimodalidade ao extrapolar o texto planificado e linear: não se trata mais de uma justaposição de texto, imagens e sons; trata-se de um design diferenciado que interliga as modalidades.
  • O hipertexto e as hipermídias, viabilizados por meio dos links, apresentam múltiplas sequências e possibilidades de trajetória. 
  • As tecnologias devem ser objeto de ensino e não somente uma ferramenta de ensino – a capacidade de criação é desafiada; ler e escrever deixa de ser o fim, para ser o meio de produzir saberes e, além disso, compartilhá-lo numa relação dialógica.
  • ¨As possibilidades de ensino são multiplicadas se utilizarmos ferramentas digitais. É possível formar redes descentralizadas para incentivar a interação; trabalhar com imagens (fator que modifica o conceito de comunicação); navegar por textos da web: utilizar animação para simplificar atividades complicadas e proporcionar aos estudantes o sentido de serem autores de seus trabalhos, uma vez que tudo pode ser publicado e exibido na internet¨ (p. 40).
  • Blog – ambiente que possibilita a seu usuário liberdade para produzir, reproduzir e difundir a escrita de maneira interativa.
  • Na internet, saber buscar é importante, e essa habilidade normalmente não é trabalhada com os alunos.
  • Na internet – ¨os alunos precisam saber navegar, encontrar, selecionar informações relevantes para seus propósitos, fazer vários tipos de inferência, reconhecer efeitos de sentido, estabelecer relações lógico-discursivas¨ (p.48).
  • No blog – o processo de criação coletiva contribui para o ensino e a aprendizagem, na medida em que promove a autoria, a autonomia, a interatividade, o registro e o protagonismo da turma, incentivando os alunos a produzirem e divulgarem o conhecimento.
  • O ambiente digital estimula a construção de conhecimento necessário para realizar as alterações desejadas, tornando o usuário autor e organizador do seu próprio espaço textual.
  • ¨A pedagogia que leva em conta os multiletramentos incorpora a prática situada e embasada na experiência da criança, aberta à conceituação, que propõe o dialogismo e a análise crítica, transformando as práticas de leitura e escrita em práticas sociais que levem à construção e uso de conhecimentos adquiridos¨ (p.53).
  • Com as novas tecnologias, o conhecimento é construído a partir da troca de experiência e informações entre as diversas redes sociais interligadas.
  • ¨A utilização das novas tecnologias por docentes é uma nova forma de entender como as tecnologias da informação e comunicação podem auxiliar no processo de construção e compartilhamento de conhecimentos, explorando novas práticas de letramento¨ (p.54).




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